Conheça a diferença entre Recamier, Divã e Chaise Longue
28.06.2018 - Interiores

A escolha de móveis e decorações de um ambiente dependem do seu estilo e das funções que exercerão no espaço. Em dias atuais, móveis que podem ser utilizados para otimizar espaços são os queridinhos, se vierem acompanhados de um estilo que é tendência, melhor ainda.
Para classificar o uso de um móvel, é preciso conhecê-lo, para isso, que tal conhecer as diferenças entre recamier, divã e chaise longue? Esses móveis são responsáveis por acrescentar beleza, conforto e sofisticação aos ambientes.
1. Recamier
Entre os modelos descritos nessa postagem, o recamier, sem dúvida, é o mais conhecido. A origem de seu nome tem referência a Julie Bernard, que casou-se e aderiu ao nome do marido, ficando conhecida por Madame Récamier. A mobília ficou famosa por ter sido registrada em uma pintura que Madame Récamier posou para o artista Jacques-Louis David.
Fonte: Adoro Decorar
O recamier é um estofado com apoios laterais mais altos e sem espaldar. É um mobiliário amplamente utilizado em vários estilos de decoração e ambientes, pois assim como as Chaises e Divãs agrega conforto e praticidade aos espaços.
Ele tem conquistado o gosto de todos os amantes de decoração de interiores, por ser uma peça suave e elegante para se investir.
Sua função vai muito além de decorar. A cada ano ele ganha uma nova releitura, e você pode encontrá-los com estilo mais contemporâneo, sem os braços e em metal, por exemplo.
Sua versatilidade vai na utilização desde o hall de entrada ao conforto do quarto. É uma peça chave em salas de estar, ideal para recepcionar os convidados. Vamos conhecer algumas inspirações?
Nossa primeira proposta é atribuída em dois quartos, com diferentes estilos de recamier. O primeiro, refere-se a uma releitura original da peça em um quarto clássico. O segundo com suas formas retas, sem braços, e com aplicação de capitonê, mostrando as infinitas possibilidades de customização da peça.
Um espaço ideal para utilização do recamier é o closet, combinação perfeita que garante conforto e praticidade para se vestir.
Se você pretende destacar essa peça, para que seus convidados possam usufruir de todo o conforto, nenhum ambiente é mais propício, que a sala de estar.
O hall de entrada é a divisão inicial entre o interior da casa e exterior, é o convite de entrada para receber as pessoas, neste caso, precisa ter uma impressão impactante, e usar um recamier é uma excelente opção para arrancar elogios dos convidados.
Que tal você também aderir a essas tendências do décor? Ouse e acredite no potencial desses pequenos estofados!
Conheça nossos modelos de recamier clicando aqui, você vai se surpreender!
2. Divã
O divã ou prima-dona é uma espécie de sofá sem encosto, de origem no Oriente Médio, no império Otomano. Os divãs eram assentos feitos de colchão e almofadas, encostados à parede.
Este sofá ficou conhecido quando o psicanalista Sigmund Freud o ganhou de uma paciente, para uso em suas consultas. Seu formato mais comum tem um dos lados mais elevado, para que a cabeça fique mais alta que o restante do corpo, proporcionando maior conforto.
Como sempre esteve presente nas salas de terapeutas, psicanalistas e psicólogos, nada melhor que representar essa peça nessa releitura, para nos familiarizarmos.
Fonte: Blog a Arquitetura.
Agora ficou fácil de lembrar desse modelo. Os divãs estão disponíveis no mercado com diferentes modelos, cores e tamanhos. Sem dúvida vale a pena investir nessa mobília, por isso vamos dar algumas dicas para motivá-los a aderir essa tendência.
Há alguns anos os designers e arquitetos vêm apostando no charme e delicadeza dessa peça, deixando espaços para eles em quartos, escritórios, sala de estar e até mesmo em áreas externas, sim em todos esses espaços você pode ter um divã, que beleza, não?! Agora, vamos mostrar algumas inspirações de arrancar suspiros.
Essas imagens transmitiram tanto conforto, que nos imaginamos lendo um livro e tomando um café nesses estofados magníficos. Sem dúvida, os divãs são peças muito elegantes.
3. Chaise Longue
Essa mobília de nome francês “cadeira longa” teve origem no Egito Antigo, e é muito conhecida como espreguiçadeira ou namoradeira. Funciona como uma cadeira de descanso alongada, possui encosto de um lado e costuma ter braço alongando que proporciona conforto para a parte superior do corpo, seu comprimento serve para acomodar as pernas.
O uso dessa mobília invadiu os quartos, áreas externas e salas de estar, proporcionando conforto e muita sofisticação aos ambientes. Quando se tem ambientes integrados, surge a necessidade de algum tipo de demarcação para os espaços, e o uso de uma chaise longue atende perfeitamente essa necessidade. No caso de uma sala de estar integrada a outro ambiente, além dessa funcionalidade, ela agrega um novo local para acomodar as visitas com um charme sem igual.
Imagem acima refere-se ao modelo de chaise longue no estilo Biedermeier, fabricado na Suécia em 1820.
Foto: Blog da arquitetura
Se você pretende mobiliar algum ambiente com um móvel de destaque, vale a pena investir em algum dos modelos de Chaise Longue. Atualmente com diferentes formatos, dos mais clássicos aos modernos. É uma peça delicada, mas que não passa despercebida, sem dúvida, vai conquistar seus convidados.
Não sabe qual Chaise escolher? Realmente é uma tarefa difícil! Todas são lindas, elegantes e poderosas, dignas da realeza.
Quando utilizada no quarto, a Chaise proporciona mais um lugar de conforto para receber algum convidado, ler um livro, assistir televisão e principalmente usar de apoio para nos vestir ou calçar.
Já, quando o seu uso é em áreas comuns da casa, além de auxiliar na divisão dos ambientes integrados, temos uma ótima opção para recepcionar à sala nossos convidados. Pode ser utilizada como item decorativo em hall de entrada, ou em um local de bate-papo breve. Atualmente as empresas usam essa peça nas salas de espera e até mesmo em seus escritórios.
Escolha o modelo que mais atende sua necessida. Até a próxima
Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.
Deixe sua opinião