Blog Kleiner Schein

Conheça e inspire-se no Estilo Neoclássico

08.06.2018 - Design

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp
Conheça e inspire-se no Estilo Neoclássico

Escolher um estilo de construção ou decoração de sua residência é uma atividade  encantadora, cada detalhe manifesta a sua personalidade e o astral que o ambiente vai proporcionar. Entre as tendências de construção e decoração, há uma grande diversidade de estilos, o qual nos faz pensar muito, gerando várias dúvidas. Pensando nisso, viemos mostrar uma tendência não moderna, mas inteiramente clássica, que tem conquistado há mais de um século os amantes de artes, isso mesmo, faz mais de um século! O Estilo Neoclássico nasceu em 1755 com grandes influência na arquitetura mundial.

 

Claro que, em todos esses anos esse estilo passou por algumas transformações, e hoje é visto com frequência nos detalhes, mas que trazem a tona todo esse estilo da realeza.

 

Para entenderem um pouco mais sobre este estilo, vamos explicar em poucas palavras o que seria o estilo neoclássico. O neoclassicismo foi um movimento artístico, que surgiu na Europa em 1755 até meados do século XIX. Esse movimento envolveu pintura, literatura, esculturas e arquitetura com o objetivo de resgatar a cultura e estética da antiguidade clássica, Grécia e Roma. Como neoclassicismo é um estilo amplo, vamos salientá-lo na arquitetura, colocando alguns exemplos para nos familiarizarmos com esse estilo tão apaixonante.

 

Características do estilo:

 

  • • Colunas à moda de templos clássicos;
  • • Materiais como mármore, granito, pedra e madeira;
  • • Linhas ortogonais;
  • • Formas regulares, geométricas e simétricas;
  • • Uso de abóbada de berço e/ou de aresta;
  • • Cúpulas;
  • • Pórticos colunados;

 

Ponto forte para reconhecermos esse estilo, são as colunas:

 

Colunas - Característica do Neoclássico

 

Foto: Casa e Pia

Publicidade

 

Podemos elencar algumas construções que seguem as linhas do estilo neoclássico:

 

Palácio Trianon: Construído no século XVIII pelo Rei Luis XV, localizado no território do Palácio de Versalhes. Suas linhas geométricas e as colunas, mostram detalhes do neoclassicismo.

 

Palácio Trianon - Neoclassicismo

 

Foto: ParisCity

 

Outra obra que podemos representar como o estilo neoclássico, também no território do Palácio Versalhes, o Templo do Amor, uma construção clássica circular com doze colunas coríntia.

 

Templo do Amor no Palácio de Versalhes, Estilo Neoclássico

 

Foto: 3em3

 

A arquitetura neoclássica pode ser vista em construções modernas, como estilo predominante ou uma leve inspiração. Bem como, é muito utilizada em interiores com mobília e decoração.

 

Construção atual com estilo predominante em seu frontão triangular e os pilares em estilo jônico, além de sua forma simétrica e cores claras.

 

Construção Estilo Neoclássico

 

Fonte: Pinterest

 

Com estilo próximo a imagem anterior, podemos verificar que as colunas longas, evidenciam muito bem esse estilo, além das cores brancas destacando os ornamentos (característica do estilo. Pode ser em cor branca ou mais clara que a cor principal) e as janelas com arco romano representam o estilo. Os detalhes em dourado transcrevem a realeza.

 

Construção Estilo NeoClássico

 

Fonte: Pinterest

 

Para construção moderna, com um “pé” no neoclássico, temos esse lindo projeto que envolve como inspiração no estilo detalhes simétricos, colunas e a escadaria típica de construções européias.

 

Construção moderna inspirada no estilo neoclássico

 

Foto: Pinterest

 

O estilo neoclássico traz resultados encantadores, em toda uma construção ou em detalhes. A elegância desse estilo são encontradas no estilo Luís XVI, mais conhecido nos dias atuais, que suavizaram todos os detalhes do neoclassicismo com anterior (rococó), é verdadeiramente um estilo clássico e romântico.

 

O estilo Luís XVI (Rocaille) surgiu na França, referência em decoração dos palácios do reinado de Maria Antonieta e Luís XV, que é caracterizado por apresentar riqueza nos detalhes rebuscados com aplicação em ouro. Com base em toda essa elegância, surgiu o estilo provençal, criado por camponeses para buscar a essência da nobreza. O estilo provençal tem característica o fino acabamento e linha com curvas sinuosas, com detalhes entalhados e apliques em madeira. A empresa Kleiner Schein é reconhecida pelos móveis que trabalham com esses estilos em conjunto com o que se tem de mais moderno em ferragens e acessórios.

 

Um quarto cheio de charme e história. As cores claras, arco romano na porta, tons dourados, detalhe em gesso e puxadores em ouro velho trazem o estilo neoclássico como inspiração, que se unem com o moderno do espelho e fita de led. Um quarto romântico e clássico.

 

Quarto Charmoso Neoclássico

 

Fonte: Kleiner Schein

 

O estilo neoclássico se destaca com o uso de materiais como mármore, granito, pedra e madeira, podemos ver a presença deles nesse projeto. Além do espelho dourado, formas simétricas e os puxadores clássicos representam a inspiração neste estilo.

 

Banheiro Neoclássico

 

Foto: Kleiner Schein

 

Quando um ambiente une o estilo neoclássico, Luis XVI e moderno temos este resultado INCRÍVEL! Podemos perceber vários pontos em destaque: mesa, cadeiras e cristaleira com estilo Luis XVI. Detalhes como Piso, Gesso, cerâmicas decorativas, lustre, cortina em Neoclássico, além dos detalhes na cor ouro em cerâmicas e cadeiras, o qual representa muito bem esse estilo. Espelho, plafons, revestimentos e decorações com arquitetura moderna.

 

Ambiente neoclássico

Publicidade

 

Foto: Kleiner Schein

 

A paixão pelo estilo neoclássico é tão profunda, que podemos trazer os traços de construção civil para mobília, como as colunas desse painel que remete a uma faixada do estilo. Além desse item, temos as cores claras e tons pastel, bem como flores e a predominância da tonalidade dourado.

 

Estilo Neoclássico

 

Foto: Kleiner Schein

 

Para finalizar, um ambiente moderno com várias inspirações no estilo neoclássico. Essa sala de televisão apresenta a tonalidade dourado, destacando vários pontos decorativos e mobiliários do ambiente. Paredes com boiserie e desenhos transmitem a lembrança dos palácios europeus, que trabalhavam com esses dois itens. A cúpula de gesso faz a releitura aos grandes salões nobres. O arco romano na porta, relembram as fachadas. O estilo Luis XVI está presente na poltrona, rack e mesa de centro.

 

Ambiente luxuoso inspirado no estilo neoclássico

 

Foto: Kleiner Schein

 

Os móveis e construções que se atentam aos estilos nobre da Europa antiga, são, sem dúvida, escolha certa para decorar sua residência. Se você procura uma tendência que veio para ficar e nunca mais ir embora, você pode optar por esse estilo, aliás ele está no mercado a mais de um século. Quer ver mais móveis e decorações nesses estilos?! É só visitar nossa loja virtual: www.cblanc.com.br

Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.

Compartilhe com todo mundo! :)

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp

Deixe sua opinião

Blog Kleiner Schein

O Blog Kleiner Schein foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail: