Tijolo a vista: como não amar!
13.03.2018 - Interiores

A tendência de usar tijolinho aparente na decoração parece que veio para ficar, e não podíamos deixar esse tema de lado. Pelo menos uma vez, você já deve ter visto um ambiente com blocos expostos, os famosos “tijolinhos a vista”, como é popularmente conhecido, ele faz sucesso há décadas.
É um revestimento atemporal, bonito e versátil, já que pode ser usado em ambientes internos e externos. Incrivelmente aconchegante e charmoso, traz naturalidade aos ambientes rústicos e descontraí os ambientes modernos. Se você pretende reformar ou construir, vale apena conhecer essa tendência.
Como fazer uma parede de tijolinhos?
Quando pensamos em uma parede com tijolo aparente, já pensamos em reforma, bagunça e aquele quebra-quebra em casa, e muitos desistem. Mas não é bem assim, a decoração com esse estilo tomou um grande salto nos últimos anos, fez com que o mercado evoluísse e nos fornecesse diversas maneiras de ter uma parede de tijolos prática e bonita. Até porque para um aspecto original depende da estrutura da casa e de sua construção. Conheça e escolha a forma que mais lhe agrada, mas não deixe de ter uma parede de tijolinhos em casa, você vai se surpreender.
Tijolo aparente original - Descascar a parede
Como comentado anteriormente, o aspecto original para essa tendência é retirar o reboco da parede para expor os blocos. Mas dependerá da estrutura, se os tijolos estão conservados e se suportará esse trabalho. É preciso lixar e aplicar um impermeabilizante ou tinta para que não haja desgaste e tenha um resultado prolongado.
Foto: UneArqDesign
Essa sala de jantar além de abusar da parede de tijolos, também faz com que o ambiente seja clean e romântico, pois optou pelos tijolos claros. Para conseguir mesclar a cor natural do tijolo com o branco a técnica é o uso de cal como acabamento.
Foto: Revista Casa&Jardim
Um ambiente ousado e cheio de charme. Uma imagem dessa nos faz pensar em qual cômodo da casa vou usar os tijolos.
Revestir com tijolos bipartidos
Conhecido também como tijolos maciços, eles são fabricados artesanalmente e por conta disso, garantem um visual fiel ao que se propõe. É um método mais delicado para aplicação e aumenta o custo de instalação. A desvantagem desse tipo é que a espessura de sua parede aumentará consideravelmente, porém o resultado vale a pena.
Foto: Ela&Eu
Para quem quer fugir dos painéis de televisão tradicionais de madeira ou MDF, esta é uma boa pedida. Todos os itens se harmonizaram construindo um espaço aconchegante.
Fotos: AssiMeuGosto
Já mostramos que painéis de televisão ficam ótimos com a utilização dos tijolos. Mas, e os quartinhos dos nossos príncipes e princesas? Temos uma relação de amor com todo décor desse quartinho.
Revestimento de cerâmica
São revestimentos que se aproximam visualmente ao aspecto original de tijolo aparente, e tem um bom custo-benefício, bem como praticidade em sua aplicação. De todas as formas de obter uma parede com tijolos aparentes, essa é a mais usada nos dias de hoje.
Foto: AssiMeuGosto
Foto: AssiMeuGosto
Papel de parede ou adesivos 3D
Aos que não pretendem ousar tanto, nem reformar a casa, mas que não querem deixar de lado esse item decorativo em casa, o mercado lançou papéis de parede e adesivos 3D que se aproximam com elegância do que pretendemos. De longe, são os mais práticos e econômicos, e nos garantem a possibilidade de mudança rápida, já que poderão ser retirados facilmente e substituídos por um novo papel de parede.
Foto: Iaza Móveis de Madeira
Foto: Casa & Construção
Parede de tijolo pintada
Se você gostou da tendência de parede com tijolo aparente, mas ficou com dúvida em relação a cor avermelhada que esse revestimento proporciona, poderá optar por pintá-la. Isso mesmo, essa é uma tendência utilizada com frequência por arquitetos e designers. Sua parede poderá ser toda pintada da cor que preferir, ou apenas com a aplicação de cal deixando-a com um aspecto esfumado:
Foto: Kleiner Schein
Essa sala de jantar remete ao que se tem de mais elegante, paredes e móveis clássicos.
Foto Kleiner Schein
Se você estava em dúvida de ter os tijolinhos em casa, agora tem várias alternativas para começar a incluí-los em seu ambiente. Consulte seu arquiteto para compor sua fachada, sala de jantar, espaço gourmet, quartos e cozinhas.
Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.
Deixe sua opinião