Invasão das plantas: jardins verticais e quadros vivos
30.01.2018 - Interiores

O contato com a natureza traz vários benefícios, limpam e controlam a umidade do ar, alterando a temperatura e fazendo com que nosso corpo relaxe, além de proporcionar uma arquitetura exuberante. Assim, com a união de todas essas características, esse item se tornou fundamental em interiores. Já fizemos uma matéria sobre os benefícios das plantas mais usadas, e como compô-las em pequenas decorações (leia 5 plantas para dentro de casa e seus benefícios), mas o post de hoje é para as pessoas mais ousadas, que gostam de uma natureza abundante.
As plantas podem mudar totalmente um ambiente, por mais simples que possam estar. Elas invadiram os interiores, renovando o conceito de decoração através de jardins verticais e quadros vivos. Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas em diversos lugares, dependendo do espaço disponível. São usadas na varanda, criando um espaço de lazer e refúgio. São empregadas em salas, banheiros e cozinhas trazendo o encanto da natureza e inovando a decoração.
Para começar a montagem de nossa parede viva, precisamos entender o que seria um jardim vertical ou quadros vivos, são plantas fixadas em suporte ou parede na posição vertical. E escolher qual ou quais plantas vou usufruir para montar minha parede, ao mesclar espécies o ambiente torna-se mais moderno.
Veja quais as plantas que são mais usadas:
- - Barba-de-serpente;
- - Samambaia;
- - Columéia;
- - Véu-de-noiva;
- - Flor-batom;
- - Flor-de-maio;
- - Asplênio;
- - Dinheiro em penca;
- - Hera.
Por serem volumosas e compridas são ótimas para compor jardins verticais
Inspirações para criar um jardim vertical
Decoração com plantas é atemporal, podendo ser usado em todos os ambientes da casa. Nesta imagem vemos o espaço de lazer, em que foi dado destaque e charme ao muro contribuindo com o jardim da casa. O jardim vertical foi criado com diferentes espécies de plantas. Se for construir um espaço em seu ambiente externo, atente-se as vegetações que vivem com intensidade solar.
Foto: Blog Home Idea
Outra ideia fácil, simples e muito apaixonante de jardim vertical em área externa são as plantas suspensas em vasos, cerâmicas, cachepôs e escadas, formam um cantinho muito especial e delicado.
Foto: Habitissímo
Esse cantinho foi pensando para chamar atenção com sua delicadeza.
Aos ousados de plantão seguem dicas para usar e abusar de jardins verticais dentro de interiores, substituindo paredes decoradas com espelhos e papéis de parede, trazendo uma decoração autêntica com glamour e vida.
Inspirações de quadros vivos
Outra forma de usar paredes verticais, mas que não ocupam grandes espaços são os quadros vivos, ou seja, jardins verticais reduzidos. São usados para substituir os quadros convencionais e, sem dúvida, chamam atenção por sua beleza e modernidade.
Foto: Decor&Salteado
Foto: Decor&Salteado
Foto: Blog Galeria 9
As plantas sempre foram objetos decorativos em residência e escritórios, mas ao longo dos anos ganharam destaque e deixaram de ser coadjuvantes para protagonistas, e vamos concordar que a presença delas “dão um up”!
Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.
Deixe sua opinião