Criados ou mesas laterais: qual escolher?
26.01.2018 - Decoração

Apesar de ainda ser o mais utilizado ao lado das camas, os criados estão perdendo espaço em alguns quartos e estão sendo substituídos por mesas laterais (de apoio).
Mas porque isso está acontecendo? Em nossa opinião é uma nova tendência que chegou para surpreender e fugir do óbvio.
E qual a melhor opção? Então, esse caso vai muito do bom gosto e da utilidade que você quer que esse “apoio de cama” tenha. Vamos dar uma olhada nas soluções que cada item pode oferecer e em fotos para se inspirar?
Criados
Vamos iniciar pelo tradicional. O criado-mudo, também chamado apenas como criado, normalmente possui de 1 a 3 gavetas, e em alguns casos ele tem o auxílio de uma prateleira. Na maioria dos casos tem sua base quadrada ou pouco retangular.
O lado positivo do criado em relação a mesa lateral é o espaço e também a sustentação. Como normalmente o criado é maior (no tampo) você consegue colocar abajur, livro, porta retrato e, claro, o inseparável celular.
Ainda é uma boa opção para colocar ao lado de camas? É e sempre será. Há criados de diversos estilos que poderão ser destaques ao lado da cabeceira. Você pode optar por um estilo mais contemporâneo (traços retos) ou clássico/provençal (com curvas suaves e entalhes).
Vamos a algumas fotos?
Mesas Laterais
Uma das grandes concorrentes para substituir o criado é a mesa lateral. Normalmente é uma peça mais compacta que o criado, não ocupará muito espaço, mas será destaque por ser uma peça surpresa no ambiente, se pudermos dizer assim.
Um dos pontos positivos é que a mesa de apoio possui diversas alturas e diâmetros, então você pode escolher a de sua preferência. Normalmente são vistas com tampos redondos e com um diâmetro entre 30 a 45cm, pois se passar disso acreditamos que ficará exagerado na proporção que deve ocupar no espaço.
Além do fato de visualmente não ocupar o mesmo espaço (como já citado), em alguns casos ela tem um espaço oculto no tampo, ou seja, uma bandeja. Claro, os fabricantes aos poucos irão evoluindo a ideia e, para ganhar o mercado, ser cada vez mais criativos. Confira fotos para se inspirar:
DICA EXTRA
Para as pessoas que não abrem mão de ter um espaço maior, as cômodas e aparadores podem ser uma boa opção.
Cômodas
A cômoda é uma boa pedida para substituir um dos criados.
O ponto positivo realmente é o seu espaço, que também pode ser um ponto negativo se você não possui um quarto muito espaçoso. Já ouviu falar nas cômodas mini bombe? Então são peças com estruturas menores que vão ajudar você nesta escolha caso seu ambiente seja menor. Confira algumas fotos de quartos com cômodas:
Aparadores
Ainda são raramente encontradas em quartos, mas se você quer realmente ousar, pode pensar nessa possibilidade. Mesmo os mais compactos, ainda sim costumam ser maiores que as cômodas e criados. Casam bem com cabeceiras e boxes mais altas pois harmonizam melhor. Uma ideia para explorar o fato da peça ter um maior volume, é a utilização de um espelho alinhado a base. Realmente cria-se um espaço diferenciado.
Claro que essa dica, como outras, é feita para abrir a sua mente e despertar criatividade, pois no fundo o que importa é a sua preferência. Escolha o que mais se encaixa no seu gosto.
Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.
Deixe sua opinião