Blog Kleiner Schein

Passo a Passo: Produção e Pintura de Peças de Cerâmica

04.05.2017 - Decoração

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp
Passo a Passo: Produção e Pintura de Peças de Cerâmica

Segundo os geólogos, existem cerca de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas oito deles servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro minuciosamente. 

 

Conheça em detalhes o processo produtivo de um vaso de cerâmica neste passo a passo:

 

Produção

 

1° Passo: A escolha e extração do barro em seu estado natural, onde é encontrado na natureza, é realizada pelo oleiro, pois somente ele conhece qual o barro ideal para a produção. 

 

2° Passo: É necessário realizar o peneiramento do barro para retirar as pedras, raízes de árvores, galhos, e demais detritos.

 

Peneirar o barro para produção de cerâmica

Foto: Peneiramento do Barro / Reprodução: Google


3° Passo: Depois de peneirado, o barro passa por um processo onde os torrões serão desmanchados e todo o barro será umedecido com água, pisado e amassado. Assim forma-se a pasta: mistura dos tipos de barro, água e outras substâncias como emagrecedores, corantes, agentes plásticos, refratários, fundentes, entre outros, que garantirão a consistência da pasta.

 

Amassando o Barro

Foto: Amassando o Barro / Reprodução: Google

 

4° Passo: A pasta cerâmica é deixada coberta por uma lona preta, nesse período é extraído todo o oxigênio ou bolha de ar, assim a pasta ganha maior consistência para que as peças não venham a trincar.

Publicidade

5° Passo: Após o período necessário de descanso da pasta, o oleiro a coloca sobre o torno, que na maioria das vezes é movimentado com os pés, e em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro o barro recebe a forma de um vaso. 

 

Moldar o Vaso de Cerâmica

Foto: Moldando o Vaso / Reprodução: Google


Nesse estágio da produção é importante frisar que o oleiro não possui um molde, os vasos são produzidos um a um de forma bem artesanal. Para que um vaso fique igual ao outro é necessário um olhar minucioso e muita técnica do oleiro.

 

6° Passo: Depois que o vaso fica pronto, é colocado em uma sala de secagem na sombra e no vento até que ele se enxugue e fique resistente o suficiente para ir para o forno. No período em que fica na sala de secagem, o oleiro de tempos em tempos muda a posição do vaso, isso por que a incidência do vento em apenas uma das faces poderia deformá-lo.

 

7° Passo: Finalmente o vaso é colocado dentro do forno, que é aquecido em alta temperatura. 


Assim chega ao fim o processo de produção dos vasos de cerâmica, e com a passagem pelo forno o vaso toma sua forma definitiva, tornando-se uma peça útil para a decoração, e ideal para receber flores, folhagens, chás ou temperos.


Depois de concluída a produção das peças, é hora da pintura. 

 

Pintura


Inicialmente a peça crua (sem pintura) passa por dois processos de lixação e pintura de fundo. Após essa etapa as peças vão para a sala da cerâmica, nesse espaço, recebem uma outra pintura de fundo na cor magnólia para dar maior cobertura e facilitar na pintura (principalmente na pintura de torno).

 

Estoque Vasos Cerâmicas Cru

Foto: Estoque Cru Vasos / Reprodução: Google

 

Lixação da Cerâmica

Foto: Lixação dos Vasos / Reprodução: Carolina Haveroth

 

Após esses procedimentos, finalmente as peças receberão sua coloração final. Para aquelas com cores sólidas, a pintura é realizada com a utilização de pistolas. Já as peças com listas, degradê e composê de cores são pintadas em torno manual com a utilização de pincéis.

 

Pintura Manual de Torno de CerâmicaPintura Manual de Torno de Cerâmica

Foto: Pintura das Cerâmicas Técnica Manual de Torno / Reprodução: Carolina Haveroth

 

Para finalizar, concluímos que a cerâmica é um dos elementos mais antigos da humanidade, desde a antiguidade os homens das cavernas faziam seus utensílios utilizando como matéria-prima elementos da natureza como a água e o barro.

 

Com o passar do tempo as técnicas de produção e pintura foram se aprimorando e hoje as peças de cerâmica são itens utilitários e decorativos que carregam consigo uma longa história.

 

Atualmente a confecção e pintura das mesmas requerem muita técnica, criatividade, amor e paciência, habilidades estas, que tornam cada cerâmica única e verdadeiras obras de arte.

 

Leia também: Cerâmicas como peças decorativas

 

Assista o vídeo e encante-se ainda mais com as peças de cerâmica Carolina haveroth:

 

Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.

Compartilhe com todo mundo! :)

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Google+
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp

Deixe sua opinião

Blog Kleiner Schein

O Blog Kleiner Schein foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail: