Blog Kleiner Schein

Espelhos: História, Sofisticação e Versabilidade em uma só peça

18.08.2021 - Decoração

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp
Espelhos: História, Sofisticação e Versabilidade em uma só peça

Pode ter sido a superfície da água que inspirou a fabricação do primeiro espelho. Eles foram descobertos nos fragmentos deixados pela história da civilização Badariana o Alto Egito próximo ao lado do rio Nilo, os espelhos de cobre, deixados pelo homem no quinto milênio a. C. 

 

Mais tarde, espelhos de prata polidos foram construídos, o que refletia com mais facilidade porém escurecia com a oxidação, que necessitava de um cuidado frequente com a peça.

 

História dos Espelhos Antigos

Ref: wikipédia 

 

Os espelhos do antigo Egito foram fabricados por placas de bronze e cobre polido. Esses espelhos eram arredondados e suportados por um cabo geralmente feito com um material diferente, alguns desses cabos ricamente decorados.

 

História dos Espelhos AntigosHistória dos Espelhos Antigos

 

História dos Espelhos AntigosHistória dos Espelhos Antigos

Ref: wikipédia 

 

Os primeiros registros escritos por espelhos de metal na Bíblia estão no livro de Êxodo

 

“e cobre fez o lavatório, e a sua base, dos espelhos das mulheres que se reuniam para ministrarem, à entrada da tenda da revelação.”
– Êxodo 38:8

 

Os espelhos etruscos e gregos eram muitas vezes ricamente cravador de figuras ,e cheios de figurativas na parte de trás. Os espelhos da Grécia antiga, muitas vezes tinham uma alça auxiliando como ponto de apoio

 

Espelhos Atruscus e GregosHistória dos Espelhos Antigos

 

Espelhos Atruscus e GregosHistória dos Espelhos Antigos

 

Espelhos Atruscus e Gregos

 

Ref: wikipédia 

 

Os primeiros espelhos de vidro só apareceriam no início do século XIV criado por artesãos de Veneza, que desenvolveu uma mistura de estanho e mercúrio, que foi aplicado em um copo raso. Espelhos venezianos eram famosos por método e qualidade e fabricação, métodos esses que eram mantidos em segredo. Além do alto custo, a produção causou problemas para artesãos, que estavam contaminados por mercúrio.

 

Espelhos Atruscus e GregosHistória dos Espelhos Antigos

 

A nova técnica, espelhos mais seguros, simples e baratos, popularizados em todo o mundo. E foi apresentada no século XIX, as formas de refletir o vidro com prata química foram descobertas, sem a necessidade de mercúrio.

Publicidade

 

O que os espelhos representam na decoração de uma casa hoje?

 

Entre as principais funções do espelho na decoração de ambientes são para tornar os espaços maiores do que parecem ser. Portanto, o objeto pode ser uma grande aposta para aqueles que vivem em pequenos apartamentos e querem dar uma aparência maior para alguns espaços em casa, como corredores, banheiros e salas de jantar

 

Espelho Luxuoso na Sala

 

Espelho Clássico no Corredor

 

Além disso, os espelhos também podem melhorar a iluminação dos cômodos , especialmente aquelas que têm uma entrada de luz natural. Logo, se o quarto é, por exemplo, um lugar que geralmente recebe o sol pela manhã ou à tarde, vale a pena investir no objeto para expandir a luz que entra na janela ou na porta. 

 

E sendo completamente versátil, a peça ainda é capaz de dar uma nota especial na decoração de ambientes. Então, se você acha que um canto da casa é meio sem graça ou apagado, a dica é colocar um espelho com quadros diferentes ou em tons que complementam o espaço

 

Espelho ClássicoEspelho Clássico

 

Como usar o espelho na decoração

 

Espelho na Sala

 

O uso de espelhos em salas de jantar e estar é muito adequado para aqueles que desejam dar um toque de sofisticação a ambientes de alguma forma. Na sala de jantar, por exemplo, você pode usar a peça para criar um conjunto de formas que expande o tamanho do móvel que está à frente e fornecer uma maior largura na sala. Já na sala de estar, é viável posicionar o mobiliário para a parte de trás do ambiente, como armários, aparadores ou sofás para enriquecer a decoração. 

 

Espelhos Provençais na SalaEspelho Clássico na Sala

Publicidade

 

Espelho no Quarto

 

O uso do Espelho em parede livre

 

O espelho na parede livre pode aumentar a decoração da sala e, ao refletir o espaço, ainda pode aumentar a sensação de um espaço maior. Você pode escolher uma combinação de vários espelhos, um único espelho ou até mesmo o modelo de parede inteiro.

 

Espelhos no QuartoEspelhos no Quarto

 

Espelhos no Quarto

 

Espelho sobre a cômoda ou penteadeira

 

Quando a finalidade do espelho é que ele sirva para você se arrumar, colocá-lo sobre uma cômoda ou penteadeira pode ser a melhor escolha, pois desse modo ele fica próximo aos itens de cabelo, acessórios e maquiagens e facilita o seu momento.

 

Espelhos no QuartoEspelhos no Quarto

 

Espelho sobre a cama

 

Colocar um espelho na cama também pode ser uma forma muito elegante de decorar o quarto, pois ele pode ser colocado na extensão de toda parede ou apenas acima da cabeceira da cama.

 

Para quem não quer colocar o espelho na cabeceira, uma mudança interessante é colocá-lo ao lado da cabeceira, para que você consiga um efeito visual moderno  Você pode escolher colocar apenas um espelho de um lado ou colocar um espelho de cada lado de maneira simétrica.

 

Espelhos no Quarto

 

Espelhos no Quarto

 

Espelho no banheiro

 

O espelho é o item indispensável no banheiro além de sua função básica neste ambiente, você pode usar dele de um jeito que transforme a decoração do seu banheiro monótono podendo trazer um toque muito especial à decoração. Por exemplo, utilizar a iluminação localizada atrás do objeto é uma forma diferente e torna o espaço mais bonito e moderno.

 

Espelhos no BanheiroEspelhos no Banheiro

 

Por exemplo, um modelo de espelho com bisotê, o corte chanfrado que ele traz no vidro consegue com apenas isso tornar a aparência da peça mais bonita e traz mais elegância ao ambiente em que o produto é utilizado.

Gostou deste post? Receba em seu e-mail semanalmente nossas dicas de decoração.

Compartilhe com todo mundo! :)

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar por Whatsapp

Deixe sua opinião

Blog Kleiner Schein

O Blog Kleiner Schein foi criado com o intuito de interagir com clientes, profissionais e admiradores da marca, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia. Abordaremos assuntos e tendências do mundo do decor, procurando esclarecer as principais dúvidas dos leitores, compartilhando dicas sobre como mobiliar e decorar a casa toda. Siga-nos pelas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog.

Receba dicas e conteúdos interessantes em seu e-mail: